Museu da Covilhã
Ponto 6. Os áureos da Borralheira
Leitor de áudio:
Guião da audiodescrição:
Ao centro do painel, está representado o conjunto de 40 moedas romanas. À direita, está a réplica da moeda mais antiga do conjunto, que data do ano 65. Na face, vê-se o retrato do Imperador Nero com uma coroa de louros e a inscrição “NERO CAESAR AVGVSTVS”. No reverso, aparece representada a deusa da saúde, Salus, sentada num trono e com uma patera ritual na mão direita e a inscrição “SALVS”.
À direita do painel central, encontram-se várias peças de ourivesaria e joalharia, das quais se podem destacar um par de brincos com pingentes em ouro e esmeraldas e um anel de sinete em ouro e níquel. Os brincos têm formato de estrela de seis pontas com um círculo vazado no centro. Cada brinco tem dois pingentes com detalhes em formato de losango com uma pedra esmeralda no centro. O anel de sinete tem um símbolo em níquel de formato ovalado ao centro.
Orientação: regresse à interseção para chegar junto de expositor com várias peças do período romano: uma ânfora, telhas, um altar e várias placas funerárias.
No final da visita ao piso, na parede do lado esquerdo, existe uma réplica de lápide funerária romana, em granito, com legenda Braille do lado direito. Esta tem uma inscrição gravada na pedra, organizada em 4 linhas dentro de uma moldura. O texto informa que foi mandada fazer por dois filhos em memória da mãe, que se chamava Avita.
No final do corredor, vire à direita na interseção até ao elevador.