Museu da Covilhã
Ponto 5. Pesos de tear
Leitor de áudio:
Guião da audiodescrição:
Neste ponto, há um peso em cerâmica com legenda em Braille e uma ilustração a cores de um tear de madeira. O peso encontra-se à esquerda do painel a cerca de 1 metro e 60 centímetros de altura. A respetiva legenda em Braille está por baixo, à esquerda. O peso de tear é um paralelepípedo de cerâmica, com um furo na parte superior, onde passa o fio. Os pesos eram utilizados nos teares verticais, os mais antigos e elementares. Serviam para manter a tensão dos fios verticais da teia, enquanto eram tecidos. Foi encontrado na freguesia do Ferro e provavelmente é da época romana.
À direita, vê-se a ilustração de um antigo tear vertical romano. O tear em madeira está apoiado em 2 suportes para manter a estrutura vertical. No tear está montado um conjunto de fios verticais e paralelos, com os pesos na ponta. No topo vê-se o tecido já iniciado obtido intercalando horizontalmente os fios. Na frente do tear, há uma mulher em pé a tecer.
Orientação: siga o trilho e vire à direita até ao final para entrar na sala do ponto 6, dedicada ao Tesouro da Borralheira.