Anta da Masmorra (Via Algarviana)
Ponto 5. Esteva, Roselha-pequena e o Rosmaninho
Leitor de áudio:
Guião da audiodescrição:
Este troço do percurso é caracterizado pelo perfume doce dos arbustos, onde se destacam a Esteva, a Roselha-pequena e o Rosmaninho.
A Esteva apresenta porte arbustivo não ultrapassando normalmente os 2 metros de altura. As folhas são compridas e estreitas, alcançando 10 centímetros de espessura, 1 metro e 50 centímetros de comprimento e são agrupadas em pares. Não possuem pêlos na parte superior mas estão cobertas de pêlos estrelados na parte inferior. Os ramos superiores, as folhas e as inflorescências são viscosas devido a presença de uma substância, o ládano.
As flores são solitárias e grandes, podendo atingir 10 centímetros de diâmetro, de cor branca com uma mancha púrpura na base de cada uma das 5 pétalas. Cada flor individual dura apenas um dia, no entanto possuem uma longa sucessão. O fruto é uma cápsula em forma de ovo, com até 6 milímetros, que se abre na maturação em 5 compartimentos.
A Roselha é um arbusto que forma moitas arredondadas, com mais de 50 centímetros de altura., com esbranquiçados. As suas folhas com 20 a 50 centímetros, são verdes, rugosas, macias com numerosos pêlos e, ovais ou lanceoladas e margens muito onduladas. A sua flor mede 3 a 4 centímetros de diâmetro, com 5 pétalas rosa-vivo.
Por sua vez, o Rosmaninho é um arbusto de pequeno porte, com até 1 metro de altura, com aroma parecido com alecrim. As flores estão agrupadas numa espiga compacta de cor violeta ou purpúrea. Apresenta caule direito e as folhas de cor verde-acinzentado, inteiras, estreitas, quase lineares, ou quase lanceoladas e enroladas.
Imagens: